Você já deve ter ouvido falar do desastre de Chernobil? foi um acidente nuclear catastrófico que ocorreu em 26 de abril de 1986 na central eléctrica da Usina Nuclear de Chernobil, que estava sob a jurisdição direta das autoridades centrais da União Soviética. Uma explosão e um incêndio lançaram grandes quantidades de partículas radioativas na atmosfera, que se espalhou por boa parte da União Soviética e da Europa Ocidental.
Imagem de: pausecafein.fr
O objeto contido nessa imagem é conhecido como Pé de elefante, o objeto radioativo mais perigoso do mundo!
Está vendo esse homem? Bom ele morreu! Por que? Ele chegou perto de mais...
Pé de Elefante, é um objeto que está localizado no centro de um reator, no porão da Usina Nuclear de Chernobyl. Ele é feito de lava e pesa 1200 quilos, com 2 metros de largura e 1 de altura. Todos que chegam perto dele morrem, pela radiação localizada nele.
Para medir a radiação de um local, é usado uma unidade de medição chamada Rg. 15 Rgs, é o numero de radiação normal. 50 Rgs, é encontrado em laboratórios de pesquisas ,e é preciso o uso de proteção para entrar em contato. 75 Rgs, a pessoa que entrar em contato pode ter tonturas. 100 Rgs, faz a pessoa perder o cabelo. 300 Rgs, é o suficiente para matar uma pessoa. 600 Rgs, causariam queimaduras na pele, fígado, no cérebro e até no sangue. 1000 Rgs, mataria a pessoa em até 3 minutos. Agora imagine só, o Pé de Elefante tem aproximadamente 10 mil Rgs! Ou seja não adianta roupas especiais como a do cara da foto, a pessoa morreria do mesmo jeito.
Não existem muitas informações detalhadas, para você ter uma ideia mandaram robôs até lá para tirar fotos, mas eles nunca mais voltaram!
Para conter um pouco a radiação dessa "coisa", selaram ela com um sarcófago com toneladas de chumbo e concreto. Mas você deve está pensando "mas como conseguiram chegar perto para construir isso?". Conseguir, eles conseguiram, mas 800 operários morreram na obra.
Fontes: wikipedia.org, sercurioso.com.br