No ano de 1915, Albert Einstein estava vivendo em Berlim e trabalhando na famosa teoria geral da relatividade. Neste mesmo período, seus filhos estavam com a mãe em Vienna. Na época, a única maneira que Einstein tinha para se comunicar com a família era por meio de cartas.
Em uma destas cartas, Einstein escreveu ao seu primogênito Hans Albert Einstein, na época com 11 anos, uma forma de aprender qualquer coisa mais rapidamente.
Muitos gênios tem a habilidade de compreender assuntos complexos e explicá-los com simplicidade. E com Einstein não foi diferente, já que o físico desenvolveu diversas teorias importantes. Nesta simples carta, Einstein da uma dica preciosa para aprender com eficiência. Confira:
"Estou muito satisfeito por você ter encontrado a alegria no piano. Ele e a carpintaria são, em minha opinião, para a sua idade, as melhores atividades, melhor do que a escola. Porque essas são atividades que se encaixam melhor em uma pessoa jovem, como você. Toque no piano principalmente as coisas que lhe agradem, mesmo que a professora não peça, porque dessa maneira você aprende mais. Quando você está fazendo algo com prazer, você não percebe que o tempo passa. Às vezes, estou tão entretido no meu trabalho que me esqueço do almoço."
Ótima lição, que serve para todos nós.